FALTA EDUCAÇÃO A SANTIAGO DO CACÉM
Santiago do Cacém ainda não tem Carta Educativa. Não tem sido uma prioridade da autarquia.
Mas o Presidente da Câmara refuta o encerramento de algumas escolas do primeiro ciclo porque... isso contraria o espírito da Carta Educativa do concelho (que ainda não existe).A Vereadora da Educação acha até que não vale a pena haver Carta Educativa, se é para ser ignorada pelo Governo...
Santiago do Cacém realizou há dias a primeira reunião do seu Conselho Municipal de Educação. Antes, não era uma prioridade da autarquia.
Mas o Presidente da Câmara lamenta que o Conselho Municipal de Educação (que não existia, até há uma semana) não tenha sido ouvido no processo, e protesta por a tutela da Educação não ter esperado pelo resultado desta (primeira) reunião.
A maioria na Câmara defende que se mantenham abertas escolas com meia dúzia de meninos isolados, com um só professor para os quatro níveis de ensino e um computador ligado à Internet. Acha que isto é que é igualdade de oportunidades. Lembra que estas escolas têm sucesso, porque a maioria destas crianças não ficam retidas no final do 1º ciclo; como se o sucesso se medisse assim!...
Não há dúvida que o encerramento destas escolas levanta problemas à autarquia.
Será preciso reorganizar os transportes (mas o Estado não paga para isso?), e será necessário garantir o serviço de refeições (mas o Estado também paga para isso, não paga?).
O que a autarquia não pode é querer deixar tudo na mesma, sacrificando o futuro destas crianças, só para não ter o trabalho de reequacionar o funcionamento das suas estruturas, e de cumprir assim as obrigações que tem para com os seus munícipes.
Infelizmente, a igualdade de oportunidades não nasce de geração espontânea, e não basta apregoar que a defendemos. É preciso fazer por ela!
Também não vejo grande futuro num Conselho Municipal de Educação que, em vez de pensar nas grandes linhas orientadoras da Educação do seu município, se presta a reduzir-se a um papel meramente reactivo. Se assim for, será triste, lamentável e inútil, porque não prestará ao município o serviço que lhe compete.
A isto é que eu chamo Faltas de Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Dê o seu Assobiozinho! Faça um comentário.