14 maio 2007

Três Fs ou mais...

FÁTIMA, FUTEBOL, FRAQUEZAS E FALÊNCIA


Ontem, foi dia grande.

Fátima, "altar do mundo", encheu de paz os corações e as casas dos que acreditam, e entupiu prepotentemente as manhãs televisivas do resto.
O Campeonato Nacional de Futebol (perdão, a Liga) ocupou o fim de tarde e o serão, na expectativa da decisão do título.
Esteve meio país em pulgas para ver se a Virgem aparecia outra vez, e outra metade à espera que ela deixasse o título ao FCPorto, ao Sporting, ao Benfica.
Adeus Câmara de Lisboa, arriverdeci tristezas , hasta luego dívidas , au revoir problemas, bye-bye chatices.

Que se saiba, nenhum dos milagres ocorreu, pelo menos para já.
Em contrapartida, os peregrinos foram roubados pelos oportunistas do costume e enganados por uma organização e uma logística incapazes de criar condições para acolher condignamente todos aqueles mealheiros ambulantes que confluem fervorosamente para o santuário; chegaram tarde, retidos no trânsito, e quando apareceram, tiveram de ficar à porta, porque não havia lugar para eles... Se tinham promessas para pagar, esperassem que os primeiros a chegar se fossem embora, podia ser que então houvesse lugar para os últimos...
Ai, ai! Coisa complicada, esta religião onde não cabem todos, e onde, afinal, todos são iguais apenas na fé que pagam...

Rezar, rezar, com fervor e devoção, rezaram os sportinguistas, na esperança de que um demónio qualquer desviasse a bola da baliza do adversário do Dragão. Fé transformada em prece fulminante: "Ave Maria, cheia de Graça, faz o milagre de os obrigar a perder!".
Será retrato do país, este querer ganhar, não por mérito próprio, mas à custa do demérito de outros?...

Foi assim que decorreu mais um fantástico dia de efes, digno do Maior, do Grande Português que continua a inspirar-nos e a guiar-nos; esforçámo-nos por dar provas de que somos mesmo o orgulho deste "Pai", e que o merecemos:
Falidos, frustrados e flatulentos, mas fanfarrões e façanhudos.
Fraquinhos e frieirões, mas sempre felizes, até porque este blogue não alinha em palavrões...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê o seu Assobiozinho! Faça um comentário.