"GERAÇÃO À RASCA", ASSOBIO REBELDE E MIA COUTO(PLÁGIO E ILITERACIA DIGITAL)
Este blogue existe há cerca de 5 anos, e não é um blogue anónimo.
Aqui escrevo, devidamente identificada no perfil ("Quem Assobia").
Os que aqui me visitam sabem que este espaço não é anónimo e que aqui são respeitados os direitos de autor. Logo que redigi o texto, a 09 de março (portanto, antes da manifestação), disponibilizei-o na minha página do Facebook.
Não faço ideia por que razão o texto foi atribuído a Mia Couto. Nada fiz por isso. Costumo defender as minhas ideias sem precisar de me esconder atrás de outras pessoas. Quanto à forma como escrevo, ela está patente aos olhos de toda a gente (por exemplo, aqui no "Assobio"), basta querer ler textos anteriores.
O próprio Mia Couto me pede que desfaça o equívoco... Não estamos a ficar um pouco loucos?
Tenho de ser eu a dizer que o meu texto não é de Mia Couto? Ora essa!...
O equívoco com Mia Couto não é o único; já me acusaram de ter usurpado o texto a mais um ou dois autores, naquilo que considero serem deliciosas manifestações de distorção intelectual...
Quando decidi escrever sobre este assunto, limitei-me a expressar o meu ponto de vista, como tenho feito aqui, a propósito de outros temáticas, e como é meu hábito fazer no quotidiano. Evidentemente, não descobri a pólvora nem sou dona da verdade, nem reclamo qualquer talhão no cemitério das ideias absolutamente originais. Com tanta gente a escrever sobre o mesmo...
Uma coisa é certa - o plágio não é compatível com os meus valores. Dito isto, não posso deixar de dizer que me tenho divertido com os insultos de alguns comentadores empenhados em acusarem-me de plágio.
A propósito de comentários: todos (mesmo os anónimos) têm sido publicados, com dois tipos de excepção:
a) os que contêm insultos ou um nível de língua muito abaixo do padrão;
b) os que são mais extensos do que o meu próprio "post": quem tem tanto para dizer pode talvez criar um blogue para fazer ouvir condignamente a sua voz.
Todos os outros comentários são, obviamente, bem vindos, sobretudo quando enriquecem de forma saudável a discussão.
Lamento apenas que alguns comentários revelem tamanha dificuldade de interpretação do que escrevi, e que vejam neste meu post um ataque às novas gerações. Às vezes, o nível de distorção do meu pensamento é tal que me pergunto se não estaremos, de facto, perante formas subtis e requintadas de iliteracia... o que só dá razão ao que escrevi.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Dê o seu Assobiozinho! Faça um comentário.