02 fevereiro 2007

Visita de Estudo

 Cheguei há pouco de uma visita de estudo.

Levámos as nossas duas turmas de 9ºano ao Museu da Presidência da República (excelente ideia do "mê Jorze" Sampaio) e ao teatro ("Auto da Barca do Inferno", pela Ar de Filmes, nos Jerónimos).
Nos anos anteriores, não realizámos qualquer visita de estudo, como castigo pelo mau comportamento, e por isso parti para esta viagem com a sensação de que poderia ser uma aventura...
Foi uma óptima aventura! A rapaziada encheu o peito de ar e portou-se como gente grande!
Cumpriram horários à risca, respeitaram instruções ao milímetro, souberam ouvir guias e actores, deixaram o autocarro em impecável estado de limpeza, enfim, portaram-se à altura da confiança que quatro professores malucos depositaram neles. As guias do museu elogiaram-lhes o interesse, a atenção, o comportamento!
E depois, qual é o espanto?
O espanto é que, nos dias de hoje, há muitas visitas de estudo que não correm bem, pelas mais diversas razões, e outras que até acabam mal.
O espanto é que aquilo que deveria ser regra, em termos de conduta, se está a tornar excepção, a tal ponto que dou por mim a elogiar como se fosse excepcional aquilo que é normal. Mas a verdade é que estes miúdos tiveram de crescer, para chegarem até esta viagem, e isso tem mérito.
Belo dia este, passado com a miudagem, na capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê o seu Assobiozinho! Faça um comentário.